Atenção: o layout deste site NÃO é um parâmetro para o HIPERTEXTO, que será mais moderno, responsivo e com acessibilidade. Seguem abaixo links e informações relacionados aos parceiros/colaboradores do projeto inscrito no edital Natura Musical 2021.
PAPELOTE
A PAPELOTE nasceu como um canal de comunicação offline para informar o público dos eventos culturais de Juiz de Fora (MG) quanto à trajetória dos artistas envolvidos nessas iniciativas. Em 2016, iniciou-se a distribuição gratuita de “papelotes” (pocket zines no formato “sanfona” em tamanho A7) nos shows, exposições artísticas, festivais de cinema e afins. Atualmente, os papelotes ampliaram a temática e circulação, abordando bandas de diferentes estados e sendo distribuídos por parceiros como Locomotiva Discos, Loja Ugra, Sensorial Discos, Banca Carrocinha (projeto que funciona dentro do Centro Cultural Hélio Oiticica, no centro do Rio), editora Terreno Estranho, editora Short Livros, selos, artistas e outros parceiros/voluntários alinhados com o ideário do projeto.
Em 2017, a editora participou da 5ª Feira Plana, no Pavilhão da Bienal, ao lado de 200 expositores de 10 diferentes países, sendo uma das poucas editoras oriundas de uma cidade do interior e a única a distribuir zines gratuitos durante o evento, conforme pode ser visto nesta foto no instagram da editora e em reportagem do jornal Tribuna de Minas.
Em 2018, em parceria com o estúdio Inhamis, a editora produziu um poster/zine sobre os 100 anos do prédio do Paço Municipal de Juiz de Fora, que foi distribuído gratuitamente pela Secretaria de Cultura e utilizado em atividades para os alunos da rede pública, tendo como desdobramento uma exposição de pôsteres similares feitos pelos alunos.
DATABASE
Desde 2016, o portal DATABASE.FM tem publicado e atualizado biografias de artistas independentes brasileiros . Enquanto muitos blogs apenas adaptam/simplificam o press release, o database faz o caminho oposto ao postar biografias que tem norteado os releases, a exemplo do que ocorre com o allmusic.com nos EUA.
Atualmente, com bandas priorizando postagens apenas em redes sociais e blogs muito voltado a posts corriqueiros e/ou cópia do press release, até mesmo bandas com forte presença online carecem de informações e análises aprofundadas de sua carreira. O formato do database.fm tem preenchido uma lacuna no jornalismo musical e garantindo visibilidade aos artistas independentes, tendo seu conteúdo linkado e reproduzido (neste caso, nem sempre com os devidos créditos) por sites como KEXP (EUA), BodySpace (PT), PopLoad, Hits Perdidos, Pop Fantasma etc. Exemplos de biografias: Oruã (RJ) e BAAPZ (MG)
MUITO IMPORTANTE: Outra seção relevante são as listas temáticas, cujos parágrafos com texto em linguagem de locução de rádio serão uma referência de estilo para os redatores do HIPERTEXTO. Mais uma vez, vale frisar do que design do database NÃO é uma referência para o HIPERTEXTO. A páginas database.fm/pixies é um exemplo representaivo da linguagem radiofônia, mas vale a ressalva de que o HIPERTEXTO vai reunir apenas posts em que os ARTISTAS BRASILEIROS são protagonistas.
INHAMIS
Seguem abaixo links de alguns projetos em que a equipe do Inhamis desenvolveu um conjunto de demandas (ID visual, layout, programação do site e vídeo com vinheta) relacionadas a um mesmo projeto/festival.
classicosafricanos.com.br/2019/creditos
fbcu.art.br/creditos kafkaeocinema.com.br
ps. O inhamis aparece na seção “créditos”. Em algumas sites, o texto com os créditos está em formato de imagem, de modo que uma busca textual pela palavra “inhamis” pode não exibir o resultado.
Confira outros projetos em inhamis.com
MATHEUS NOVAES (linkedin), que será programador e supervisor web design do HIPERTEXTO, é programador e TI da influencer e consultora de moda thaisfarage.com.br
Linkedin da colaboradora PAULA BENTO DE VASCONCELOS (consultora de inovação e negócios digitais).
A nota fiscal abaixo comprova a participação de STEPHANIE FERNANDES (proponente e produtora executiva) como coordenadora geral de produção da edição brasileira do evento/premiação Music Video Festival 2018. E a descrição desta playlist, postada pelo canal oficial do MVF Brasil, comprova a participação de Stephanie como produtora da edição de 2020.