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Little Puppets (AKA Sweet Smile)

A melhor maneira de se alcançar uma meta é tornar público seu objetivo.

Em algum momento, surgiu a ideia de refazer a mixagem de “Bingo” dos Cigarettes. O impulso partiu, quem sabe, do lançamento de Saturno Wins (2017), último disco inédito da banda, ou por causa das comemorações dos 30 anos do midsummer madness?

O fato é que o projeto precisa terminar em 2022: 25 anos do lançamento do Bingo.

Faz um tempo que as tais “fitas” (ADATs) chegaram pelo Correio. Graças a Deus, o Colares tomou cuidado com o material.

A primeira audição foi um grande choque, algo como adentrar uma máquina do tempo.

Na sequência das luzes, aflorou um medo de lidar com algo tão importante e, ao mesmo tempo, deixar a confortável posição de espectador para trás.

Muita coisa aconteceu desde 1997 e, principalmente, nos últimos 4 anos. No começo de 2022, decidi que iria retomar o projeto.

Na minha cabeça é uma mistura de um disco perdido do Velvet com Apocalipse Now. Por conta do documentário sobre a produção do filme, o título deste blog é “Heart Of Darkness”.

Cheguei a pensar em um comparativo com o livro do Conrad. Alinhar percepções dos anos 90, como uma triunfante ida para Londres, culminando com a assinatura de um contrato com um grande selo independente.

Quem sabe, traçar um paralelo com a história do Colares, e com todos os planos da tour Europeia que nunca aconteceu? Criar uma fábula de que tal jornada seria exatamente a transposição do nosso atrasado mundo para a “civilização”.

Maior besteira.

O que aconteceu nos anos 90 (e nos anos seguintes) foi literalmente o melhor que todos os envolvidos poderiam ter realizado e ponto.

É muito fácil revisar o que aconteceu na época – o que os historiadores chamariam de anacronismo: enxergar o passado com os olhos do futuro/presente.

Tenho interesse zero nesse tipo de especulação. O único propósito deste projeto é o registro.

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Falta-me coragem para lidar com “Lips 2”. Ainda é cedo.

Quando escutei o canal com a voz do Fábio (Nota do Editor: Fábio Leopoldino [1963-2009], guitarrista, vocalista e compositor, com atuação no Second Come, Stellar, Eterno Grito, entre outros) em “Blues” tive uma crise de choro.

Desde que mandei, em janeiro, uma primeira intervenção, uma mixagem suja e rápida de “Sweet Smile”, que eu apelidei de “Little Puppets”, o Marcelo tem tido muita paciência comigo.

Uma mistura de fatores que começa com a pane de um computador, uma apresentação em um festival, que monopolizou meus pensamentos por alguns meses. E, principalmente, certa lentidão da minha parte (idade?).

Obviamente que desde a morte da Bia, em março desse ano, (N.E.: Beatriz Lamego [1973-2022], vocalista, guitarrista, compositora, fundadora do Stellar e das Drivellers, figura de destaque na chamada cena indie carioca dos anos 90) algo foi adicionado a essa equação.

Quando vi as fotos do Stellar e um comentário do Sol (Sol Moras Segabinaze, guitarrista do Stellar e companheiro da Bia) sobre a letra de “Titanium White” no Facebook do Cigarettes, a minha cabeça entrou em parafuso e um verdadeiro terror tomou conta de mim.

Por semanas fiquei assistindo no Youtube aquele vídeo de “Titanium” com uma foto desfocada da banda, em que a única coisa visível é o sorriso da Beatriz.

Decidi retomar o projeto depois de refazer os arquivos e organizar a casa nas últimas semanas.